quinta-feira, 21 de abril de 2011

Adoração = Sacrifício Voluntário

No sábado passado, dia 16 de abril, estive ministrando com o Ministério Intimidade no Núcleo da Igreja Batista da Lagoinha no bairro Veneza. O tema era "Como ser um adorador no dias de hoje". O convite foi feito quinze dias antes e passei a semana inteira pensando no assunto. Algumas coisas vieram à minha mente e gostaria de compartilhar com vocês.


Você já parou pra pensar numa adoração atual? Estaria ela ligada à forma como executamos nossa música? Estaria ela ligada a todo o arsenal tecnológico que temos a nossa disposição? Estaria ela ligada a dança, liberdade de expressão e intensidade? Se quiséssemos até poderíamos dizer que sim e argumentar a respeito, mas se pensarmos mais profundamente acredito que não. Adorar vai muito mais além do que tecnologia, música e expressão (performance), adorar precisa ser a nossa vida!!! Se a adoração é real ou não na nossa vida essa é uma questão que cada um responde por si, mas abaixo gostaria de compartilhar algumas dicas de como fazê-lo.


"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romano 12: 1 e 2


Muitas pessoas usam este texto para falar sobre a ordem no culto, fazendo até uma conexão com o que está escrito na carta de Paulo aos Coríntios, porém este texto refere-se à vida, ou melhor, às escolhas da vida. O culto racional é o sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Paulo está querendo dizer que nossa adoração (culto) deve ser feita de maneira racional, e isso vai além de uma reunião com músicas e pregações, é uma vida de entrega, devoção e sacrifício voluntários. Não podemos ser levados pela emoção de uma Teologia que nos isenta do sofrimento, mas devemos entender que a escolha de servir a Deus implica numa vida de sacrifícios.


A história revela muitos adoradores genuínos que entenderam o culto racional como sacrifício. Quantos foram queimados, açoitados, presos e mortos! Quantos atualmente têm sofrido tamanha perseguição por amor ao evangelho! Todos estes não estão desprovidos de uma mente sadia, são pessoas normais como eu e você, pessoas que fizeram uma escolha racional de sofrer por amor, pois entendem que essa é a vontade de Deus e isso é bom, perfeito e agradável.

E aí, está disposto a ser um verdadeiro adorador? Adoração é igual a Sacrifício Voluntário, se você quer ser um verdadeiro adorador esteja disposto a se sacrificar. Essa escolha é de cada um de nós, eis o nosso grande desafio.

Um comentário:

  1. Amei descobrir este cantinho. É quase como os devocionais que voce fazia antes de começar as aulas de percepcçao musical! Que saudd dakele tempo! Super abraço! =]

    ResponderExcluir